Procedimento para solicitação de publicações com arquivos (PDF, Word, Excell) em anexo.

Neste tutorial iremos armazenar arquivos no Drive-IFSP,  da reitoria,  e gerar um link de acesso público para publicações no site institucional.

1) Acesse o sistema usando suas credenciais do SUAP.

1-DRIVER.png

2) Após logar ao sistema, clique na opção "Compartilhado com você". No lado direito, clique sob a pasta relacionado ao seu setor ou comissão.

image.png

3) No exemplo vou escolher a pasta “CTI”.

3-DRIVER.png

Opcionalmente para melhor organização você pode criar uma subpasta. No exemplo vou criar a pasta "2023". Caso a sua pasta já exista vá para o passo 6.

4) Clique no botão “+” indicado na imagem.

4-DRIVER.png

5) Em seguida clique em “Nova pasta”, e escreve o nome da pasta, no caso deste exemplo o nome será “2023”, e aperte a tecla “Enter”.

5-DRIVE.png

A pasta será criada conforme mostrado na próxima imagem. Agora vamos enviar um arquivo para a pasta recém criada.

6) Navegue até a pasta criada.

6-DRIVER.png

COMPARTILHANDO ARQUIVOS A SEREM PUBLICADOS NO SITE INSTITUCIONAL

7) Clique no botão “+”  e em seguida “Subir arquivo”. Uma janela em seu computador irá abrir para você selecionar o arquivo que deseja enviar, escolha o arquivo e clique em “Abrir” e aguarde o envio do arquivo.

7-DRIVE.png

image.png

Agora iremos gerar um link público para o compartilhamento do arquivo.

8) Posicione o ponteiro do mouse sobre o arquivo que deseja compartilhar e clique no símbolo de compartilhamento mostrada na imagem:

12-DRIVER.png

9) Em seguida irá abri mais opções no canto direito. Clique em “Compartilhar link”.

13-DRIVER.png

14) Agora você poderá copiar o link para o compartilhamento público. Clique no símbolo mostrado na imagem abaixo, o link será copiado e você poderá colar no texto da publicação.

14-DRIVER.png

No exemplo a seguir,  teremos a abertura de um chamado solicitando a publicação de um comunicado e seu arquivo .pdf

15) Considerando que o link do arquivo foi gerado no Driver, acesse o sistema de chamado(GPLI) e escolha a categoria "Publicação: Comunicados sem banner".

image.png

16)  Na próxima tela que irá abrir, preencha o formulário:

1) Titulo da Publicação: Descreva um titulo para a publicação do comunicado;

2) Texto do Comunicado: Digite um texto sobre o comunicado;

3)Clique com o botão direito do mouse em uma área livre do editor de texto e aparecerá uma nova janela com mais opções;

4)Clique na opção Link.

image.png

17) Agora vamos inserir o link do arquivo gerado anteriormente no Driver.

2) Texto a ser exibido: Escreva o nome que deverá aparecer no link. Ex. Nome do Comunicado;

3) Clique em Salvar.

Tvhimage.png

18) Você verá que o link foi inserido.
Por último,  clique no botão Enviar.

image.png

Atenção: Esse procedimento deverá ser realizado em cada um dos arquivos a serem publicados.

Você poderá também, se desejar, compartilhar pastas contendo vários arquivos. Para isso, no item 08, substituir o compartilhamento de arquivo por compartilhamento de pasta.