Procedimento para inserir arquivos PDFs, DOCx e XLs em publicações no portal Institucional

Neste tutorial iremos armazenar arquivos no Drive-IFSP,  da reitoria,  e gerar um link de acesso público para publicações no site institucional.

1) Acesse o sistema usando suas credenciais do SUAP.

1-DRIVER.png

2) Após logar no sistema ele apresentará as pastas que você poderá acessar, acesse a pasta “Portal-BRI”.

2-DRIVER.png

3) Em seguida acesse a pasta correspondente ao seu setor, no meu caso a pasta será “CTI”.

3-DRIVER.png

Opcionalmente para melhor organização você pode criar uma subpasta. No exemplo vou criar a pasta "2023". Caso a sua pasta já exista vá para o passo 6.

4) Clique no botão “+” indicado na imagem.

4-DRIVER.png

5) Em seguida clique em “Nova pasta”, e escreve o nome da pasta, no caso deste exemplo o nome será “2023”, e aperte a tecla “Enter”.

5-DRIVE.png

A pasta será criada conforme mostrado na próxima imagem. Agora vamos enviar um arquivo para a pasta recém criada.

6) Navegue até a pasta criada.

6-DRIVER.png

7) Clique no botão “+”  e em seguida “Subir arquivo”. Uma janela em seu computador irá abrir para você selecionar o arquivo que deseja enviar, escolha o arquivo e clique em “Abrir” e aguarde o envio do arquivo.

7-DRIVE.png

8) Após o envio, o arquivo aparecerá na pasta correspondente. Caso queira excluir o arquivo, posicione o ponteiro do mouse sobre o arquivo e marque a “caixa de seleção”, em seguida irá aparecer no canto superior direito o ícone de uma lixeira com a descrição “Excluir”, clique sobre ele e aguarde a exclusão.

Você pode excluir vários arquivos ao mesmo tempo, basta selecionar todos os arquivos que deseja excluir.

8-DRIVE.png

9) Opcionalmente você poderá renomear o seu arquivo. Posicione o ponteiro do mouse sobre o arquivo que deseja renomear e clique nos “Três pontos” como na imagem abaixo e em seguida clique em “Renomear”, logo após digite o novo nome do arquivo e aperte a tecla “Enter”. O arquivo será renomeado.

9-DRIVE.png

10) Você poderá mover seu arquivo para outra pasta do Drive. Para isso clique novamente nos “Três pontos” e em seguida “Jogada”.

10-DRIVE.png

11) Uma janela irá aparecer para escolher a pasta de destino do Drive, após escolher a pasta de destino clique em “Escolher” que o arquivo será movido.

11-DRIVE.png

Agora iremos gerar um link público para o compartilhamento do arquivo.

12) Posicione o ponteiro do mouse sobre o arquivo que deseja compartilhar e clique no simbolo de compartilhamento mostrada na imagem:

12-DRIVER.png

13) Em seguida irá abri mais opções no canto direito. Clique em “Compartilhar link”.

13-DRIVER.png

14) Agora você poderá copiar o link para o compartilhamento publico. Clique no simbolo mostrado na imagem abaixo, o link será copiado e você poderá usar ou envia-lo ao destino que deseja.

14-DRIVER.png

OBS: As opções “Permitir edição(Os usuários com o link poderão editar o arquivo)”, ”Proteger com senha(Os usuários com o link terão que digitar uma senha definida)”, ”Definir data de validade(O link expira na data escolhida)” . Essas opções são opcionais, tenha muita atenção ao utiliza-las.

No item seguinte em diante, tomarei como exemplo um edital em PDF de um processo seletivo para realizar uma publicação.

15) Considerando que o link do arquivo foi gerado no Driver, acesse o sistema de chamado(GPLI) e clique em “cria um chamado”.

15-DRIVER.png

16)  Na próxima tela que irá abrir:
Selecione o setor: CTI;
Tipo: não é necessário preencher;
Categoria: escolher Destaques(Comunicados,Editais);
Título: insira um título do seu chamado;
Descrição: você irá perceber que aparecerá alguns itens predefinidos neste campo, que você deverá preencher como na imagem baixo.
Posicione o mouse logo após o conteúdo da descrição para inserirmos o link do Driver, no caso do exemplo digitarei  “Edital para publicação: ” e na frente vou inserir o link.

16-DRIVER.png

17) Agora vamos inserir o link do arquivo gerado no Driver, para isso clique no simbolo da imagem abaixo:

17-DRIVER.png

18) Uma janela irá aparecer para preencher o link do Driver sendo que:
Url: insira o link;
Texto para mostrar: insira a descrição que você quer que apareça(Opcional). No caso deste exemplo vou deixar a mesma descrição da "Url" .
O restante você pode deixar como está.
E finalmente clique em “OK

18-DRIVER.png

19) Você verá que o link foi inserido.

19-DRIVER.png

Para finalizar basta clicar em “Enviar mensagem”.