Instalação do Linux Armbian 22.02.0-trunk Bullseye

Inicialmente, deve-se substituir o sistema operacional Android que vem instalado por Linux.

Para isso será necessário um cartão de memória (mínimo 8gb), onde iremos gravar o programa Multitool e esse programa será responsável pela gravação da imagem do Linux - distribuição Armbian, específica para a Tv Box (RK322X). As operações de ligar e desligar a tv box devem ser feitas retirando o conector de energia do dispositivo.

Passo 1

Fazer o download do multitool em https://users.armbian.com/jock/rk322x/multitool/ O arquivo estará compactado com xz, para descompactar pode-se utilizar o comando unxz multitool.img.xz (caso necessário, instale o pacote xz-utils: sudo apt-get install xz-utils).

Passo 2

Gravar a imagem do Multitool no cartão de memória. Para isso pode-se utilizar o programa gravador de imagem USB presente em distribuições Linux como Ubuntu, por exemplo. Neste programa você deverá indicar a imagem de origem multitool.img e destino o cartão de memória. Outra forma é através do comando: dd if=multitool.img of=/dev/sdb status=progress (trocar o caminho e o nome do device sdb conforme seu sistema).
Aguardar até o término da gravação.

Passo 3

Inserir o cartão de memória na tv box desligada, ligar e aguardar a tela inicial, neste momento será feita a expansão do sistema de arquivos para utilizar todo o cartão, após essa etapa desligar a tv box e retirar o cartão.

Passo 4

Baixar a imagem do Linux, distribuição Armbian, que será utilizada através do endereço: https://users.armbian.com/jock/rk322x/armbian/stable/
Em nosso caso utilizamos a imagem: Armbian_22.02.0-trunk_Rk322x-box_bullseye_legacy_4.4.194_minimal.img.xz
Ela não possui interface gráfica.

Após o download, descompactar a imagem com unxz e gravar o arquivo .img na pasta Images do cartão de memória na partição Multitool. É nesta pasta que o Multitool irá procurar imagens para gravar na tv box.

Passo 5

Inserir o cartão na tv box desligada, ligar e aguardar o início do Multitool, escolher a opção de gravar imagem, escolher o destino e a imagem que deseja gravar, após o término do processo, escolher a opção shutdown e remover o cartão.

Passo 6

Religando a tv box, o sistema operacional novo já deverá funcionar. Aguarde um momento até solicitar a nova senha de root e criação de um usuário do sistema. Serão solicitadas algumas configurações de timezone, linguagem / teclado e terminal (bash).
Os comandos sudo rk322x-config, armbian-config e nmtui poderão ser úteis para configurar Wi-Fi, teclado layout, etc